blog

O que você ainda não sabe sobre Seguro Garantia?

O dinheiro mais caro favoreceu a demanda pelo Seguro Garantia que indeniza o não cumprimento de um contrato nos mais diferentes empreendimentos, além de concessões e licitações públicas, como obras e projetos, fornecimento de bens, prestação de serviços aduaneiros, judiciais, tributários, administrativos e trabalhistas, dentre outros.

O Seguro Garantia também pode ser usado por contribuintes para discutir débitos fiscais administrativamente ou na Justiça.

Quando a empresa apresenta o Seguro Garantia contra débitos inscritos na dívida ativa da União, evita o depósito em Juízo ou a oferta de bens em penhora.

Conheça as modalidades:

  • Seguro Garantia para Licitações, Concessões e Permissões de serviço público e contratos, serviços, compras da administração pública garantem, até o limite do valor da apólice: que a empresa vencedora cumprirá rigorosamente as obrigações assumidas no contrato de licitações, contratos de execução indireta de obras, serviços e compras da administração pública, além de concessões e permissões de serviço público.
  • Seguro Garantia do Licitante (Bid Bond) garantem indenização, até o valor da garantia fixado na apólice: pelos prejuízos decorrentes de recusa do tomador adjudicatário em assinar dentro do prazo estabelecido o contrato principal nas condições propostas no edital de licitação.
  • Seguro Garantia para Construção, Fornecimento ou Prestação de Serviço (Performance Bond) garantem a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice: pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações assumidas pelo tomador no contrato principal para construção, fornecimento ou prestação de serviço.
  • Seguro Garantia de Retenção de Pagamento garantem indenização, até o valor fixado na apólice: dos prejuízos causados pelo tomador ao segurado, em razão do inadimplemento das obrigações vinculadas às retenções de pagamento previstas no contrato principal e substituídas pela apólice.
  • Seguro Garantia no Adiantamento de Pagamento (Advanced Payment Bond) indeniza o segurado, até o valor definido na apólice: dos adiantamentos de pagamento concedidos ao tomador quando não há a realização imediata da etapa prevista no contrato de construção, fornecimento de bens ou prestação de serviços.
  • Seguro Garantia de Perfeito Funcionamento (Maintenance Bond) indeniza o segurado, até o valor fixado na apólice: dos prejuízos causados por alteração na qualidade ou especificações da construção, do bem ou do serviço contratado.
  • Seguro Garantia Imobiliário, também conhecido por Seguro Garantia de conclusão de obra ou Seguro Garantia para licenciamento das construções de prédios residenciais e comerciais. Garantem a conclusão e entrega das obras de edifícios nas condições determinadas no memorial de incorporação, especialmente quando as unidades são vendidas na planta. O segurado é o comprador do imóvel, e o tomador, o incorporador.
  • Seguro Garantia Aduaneiro garantem à Receita Federal (segurada) que o importador (tomador) recolherá os impostos devidos, se houver, ou o retorno dos bens importados ao país de origem caso os tributos não sejam pagos.
  • Seguro Garantia para Concessões garantem ao poder concedente (administração pública) o cumprimento das obrigações da concessionária previstas nos contratos.
  • Seguro Garantia Judicial garantem o pagamento de valor correspondente aos depósitos em Juízo que o potencial devedor (tomador) precisar fazer durante o trâmite do processo judicial.
  • Seguro Garantia Judicial para Execução Fiscal garantem o pagamento de valores de que o tomador necessite no trâmite de processos de execução fiscal.
  • Seguro Garantia Parcelamento Administrativo Fiscal garantem o pagamento, até o valor fixado na apólice, do saldo devedor remanescente da rescisão do parcelamento administrativo de créditos fiscais, assumido pelo tomador junto à Administração Pública.
  • Seguro Garantia Administrativo garantem créditos tributários discutidos em processos administrativos federais, estaduais e municipais.

As modalidades de cobertura públicas e privadas, acima descritas, podem contar com coberturas adicionais relativas a ações trabalhistas e previdenciárias.

Em relação os custos, critérios atualmente utilizados para determinar as taxas a serem aplicadas e limites a serem concedidos levam em consideração a capacidade financeira do tomador garantido, ou seja, Receita Operacional Líquida para as micro e pequenas empresas e o Patrimônio Líquido para as médias e grandes.

Dentro desses critérios, serão analisados também: Riscos do contrato, suas cláusulas e condições, preço e prazo;

As qualidades do tomador garantido, sua idoneidade, organização, capacidade técnica e financeira.

São computados também os custos administrativos (Custo de Apólice) e o IOF incidente na operação.

Quer saber mais? Comenta aqui sua dúvida ou fale diretamente com nossos especialistas.

0 comentário

Publicações relacionadas

Coberturas Adicionais para Seguros de Risco Engenharia

Coberturas Adicionais – Especiais Despesas extraordinárias: Cobre despesas de mão de obra para serviços noturnos e/ou realizados em feriados e finais de semana para consertos ou fretamento de meios de transporte. Tumultos, greves e lockout:

Todos Ganham com o Seguro Garantia?

Para Construtoras ▸ Redução ou eliminação de garantias colaterais. ▸ Isenção do gerenciamento da carteira de recebíveis. ▸ Proporciona imediata liberação de capital de giro, agindo como alavancador de negócios garantia de solvência dos Recebíveis

Como contratar o Seguro Garantia?

O tomador deve procurar através de um corretor uma seguradora para negociar a emissão do Seguro Garantia. 1º Cadastramento – A Seguradora deve solicitar ao tomador documentação relativa a informações de caráter financeiro, técnico e